segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sistema viário

  O sistema viário proposto pelo Grupo Elementos parte do traçado xadrez histórico existente na zona urbana. Como se percebe na figura 1 e 2, as vias principais formam uma malha quadricular sobrepostas à malha das quadras.

Figura 1: Hierarquia viária 50 anos

Figura 2: Hierarquia viária 10 anos

A malha não é uniforme em virtude da pré-existência dos gabaritos diferentes nas ruas (fig. 3 e 4), impedindo, assim, a uniformidade nas distancias das quadras, entretanto se utiliza dos atuais eixos de fluxo.
Figura 3: Gabarito viário 50 anos

Figura 4: Gabarito viário 10 anos

Há um acréscimo ao sistema são as duas novas pontes propostas, uma ao lado da existente, permitindo que essa se torne uma passagem para pedestres e ciclistas (fig. 5 e 6) e outra no centro do Pró Morar, buscando uma maior conectividade entre o centro urbano, o arroio e o bairro.
Figura 5: Sistema cicloviário 50 anos
Figura 6: Sistema cicloviário 10 anos

Pensando na mobilidade da cidade, criaram-se duas linhas de ônibus (fig. 7), que dividem a cidade em dois núcleos em vez de um, para diminuir o tempo de percurso de cada linha. Está previsto duas estações que conectam as duas linhas de ônibus, formando um sistema de transbordo, assim o passageiro paga uma passagem, mas usufrui das duas linhas. A previsão dessas linhas de ônibus é que para 10 anos elas tenham um único sentido e que para 50 anos façam os dois sentidos das vias.
Figura 7: Transporte Urbano 10 - 50 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário